Uma das principais opções estratégicas, no momento de pôr o ISCTE-IUL em conformidade com o RJIES, foi a de constituir um Instituto universitário vocacionado para a investigação. Depois de uma etapa de instalação organizacional e material, impõe-se agora passar à etapa de uma definição mais precisa da identidade científica do Instituto.
Identidade científica quer dizer um conjunto coerente e convincente de grandes eixos, com temáticas de forte impacte público, que dê expressão a um compromisso claro do ISCTE-IUL perante a sociedade: tirar o maior proveito possível das sinergias entre os seus diversos sectores, e mobilizar investigadores, estudantes, docentes e funcionários para o avanço do conhecimento e para o desenvolvimento de capacidades de acção em determinados domínios de particular relevância.
Na actual conjuntura, é crucial o ISCTE-IUL afirmar uma identidade científica clara: reforça a nossa posição na rede universitária portuguesa, em particular face à nova ULisboa, necessariamente mais generalista; reforça a nossa capacidade de participar criativamente em dinâmicas supranacionais de investigação e inovação, em primeira linha no quadro europeu do Horizon 2020; manifesta o nosso compromisso de responsabilidade social, na medida em que souber corresponder às preocupações das pessoas numa época de grave crise económica, social e política.
Os projetos subordinados às temáticas identificadoras coexistirão com iniciativas noutros domínios, cuja variedade garanta a nossa abertura face a questões emergentes e a nossa capacidade de renovação no futuro.
A construção da nossa identidade científica deve resultar de um processo participado de composição de iniciativas em curso ou em preparação no ISCTE-IUL. O que passa por uma sólida análise qualitativa destas e pela procura imaginativa de complementaridades interdisciplinares e intersectoriais, um exercício em que temos um rico património e um potencial extraordinário, por duas razões: proximidade e escala.
Neste processo, o Conselho Geral ocupa, estatutariamente, um lugar central. A sua composição garante a participação de representantes da colectividade onde o ISCTE-IUL se insere, a interação entre as suas quatro Escolas e entre os corpos que o constituem, e a articulação entre ensino, investigação e extensão universitária.
Não podemos antecipar os resultados deste processo. Mas é nossa convicção que o conjunto de domínios nos quais o ISCTE-IUL alcançou níveis de excelência – entre os quais a organização nas empresas e na administração pública, as novas formas de sociabilidade, as desigualdades sociais, as mudanças socioeconómicas, as transformações de territórios e cidades, as perceções dos novos riscos e a construção de normas, as tecnologias de informação e comunicação e a sua adaptação às nossas necessidades, a investigação nas telecomunicações – o qualifica para se especializar nas temáticas mais pertinentes e úteis para a sociedade nos tempos difíceis que enfrentamos.
Sem comentários:
Enviar um comentário