quinta-feira, 23 de maio de 2013

Docência, Investigação e Prestação de Serviços

Participação, Autonomia, Colaboração e Interdisciplinaridade

No atual panorama universitário, as instituições que visem a excelência necessitam de demonstrar elevados níveis de desempenho nos seus diversos domínios de atividade: na Docência, na Investigação e na Prestação de Serviços.


O presente contexto de grande mutabilidade exige a adoção de uma prática de gestão que seja capaz de harmonizar os valores da autonomia, da interdependência, da complementaridade e da transversalidade entre as áreas de conhecimento e os domínios de atividade.


O ISCTE-IUL possui um corpo de docentes e investigadores com uma qualidade e dimensão muito significativa e detentor de um conjunto diferenciado de valências nas áreas das Ciências Sociais, da Gestão e das Tecnologias e Arquitectura. É este conhecimento multidisciplinar que, devidamente integrado, permite compreender os fenómenos que afetam a sociedade e também construir muitas das soluções que irão responder aos desafios que enfrentamos. É pois um património que importa valorizar e articular.


Tendo presente que a gestão universitária exige liderança, e não apenas poder, torna-se necessário melhorar significativamente a gestão dos recursos humanos de forma a reforçar a cooperação entre escolas, departamentos e unidades de investigação. 


De uma forma responsável e criativa, iremos desenvolver no Conselho Geral iniciativas que pretendem estimular a participação e a colaboração dos docentes e dos investigadores, designadamente: 
  • a implementação efetiva de perfis diferenciados e flexíveis com maior componente relativa de docência ou  de investigação, sem esquecer a gestão académica e a prestação de serviços, que favoreçam não só a materialização de projetos profissionais distintos mas também a capacidade de cooperação interdisciplinar e intersectorial;
  • a elaboração de um programa avançado de desenvolvimento pessoal nas áreas prioritárias de atividade de cada um dos docentes e investigadores, que privilegie a formação contínua e o uso das tecnologias de informação em contexto de trabalho (ex: e-learning)
  • o desenvolvimento de projetos inovadores nos domínios da formação, da investigação e da prestação de serviços, envolvendo a participação de docentes e de investigadores das diversas áreas disciplinares, podendo assim facilitar o acesso a fontes de financiamento nacionais e internacionais;
Estamos certos que, juntos, iremos conseguir ultrapassar os desafios competitivos que se colocam ao ISCTE-IUL.

Sem comentários:

Enviar um comentário